Anos 60 e os 60’s Teen

60’s Teen é a Geração de jovens dos anos 60. Apresentamos aqui as canções que marcaram definitivamente a década de 1960. Um período de grandes mudanças no comportamento, nas artes, na moda, na música e na História. Sem dúvida a música que embalou aqueles anos está presente em cada um dos momentos vividos

A década de 1960 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50.

Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Sonho Americano que não conseguia mais empolgar a juventude Americana.

A segunda metade dos anos 50 já prenunciava os anos 60: a literatura beat de Jack Kerouac, o rock de garagem à margem dos grandes astros do rock (e que resultaria na surf music) e os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda, inclusive no Brasil.

A década de 1960 pode ser dividida em duas etapas. A primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo.

A segunda, de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espírito que definiria os anos 70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos.

É ilustrativo que os Beatles, banda que existiu durante toda a década de 60, tenha trocado as doces melodias de seus primeiros discos pela excentricidade psicodélica, incluindo orquestras, letras surreais e guitarras distorcidas. “I want to hold your hand” é o espírito da primeira metade dos anos 60. “A day in the life”, o espírito da segunda metade.

1 comentário em “Anos 60 e os 60’s Teen”

  1. Lindeza… O Facebook está me atrapalhando, censurando: inventa de vez enquanto verificar se sou o dono da conta, cobra código, novos documentos pra ver se sou eu! Depois 48hs para resultar análise! Estou chateado! Tentam fazer eu perder a conta… Desculpa colega, estou consertando o celular…

    Responder

Deixe uma resposta