Batata com brócolis ao forno: pra variar um pouco…

Batata com brócolis ao forno

Batata com brócolis ao forno é a melhor pedida para um jantar prático e muito saboroso. Com bastante molho branco, a receita é uma delícia!

Tempo: 35min

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes da Batata com brócolis ao forno

  • 6 batatas em rodelas
  • 1 maço de brócolis ninja em buquês
  • Sal a gosto
  • Manteiga para untar
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 100g de queijo mussarela ralado

Molho

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • Sal e noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Para o molho, aqueça uma panela com a manteiga e frite a farinha rapidamente. Junte o leite e mexa até dissolver e engrossar. Adicione o creme de leite, tempere com sal e noz-moscada, misture e desligue o fogo. Reserve. Cozinhe a batata e o brócolis, separadamente, em água e sal até ficar al dente. Escorra e espalhe em um refratário médio untado. Cubra com o molho branco, polvilhe com o parmesão e a mussarela ralados e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar.


Saiba mais sobre o Brocolis

Brócolis, também referido como brócolos, cujo nome botânico é Brassica oleracea, é um vegetal crucífero pertencente à família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3.000 mil espécies, entre elas a couve-flor, a couve-comum, o repolho, o rabanete, a mostarda e o agrião.

Brócolis. Foto: pilipphoto / Shutterstock.com

ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemBrassicales
FamíliaBrassicel
GêneroBrassica
EspécieBrassica oleraceahttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

De origem européia, os brócolis são cultivados há muito tempo, desde a época do Império Romano, sendo considerado um valioso alimento. Hoje, é cultivado em várias regiões do mundo. Porém, os brócolis se adaptam melhor em climas frios e se desenvolvem bem quando expostos a uma temperatura que esteja em torno de 18 a 23 graus Celsius. A China é o maior produtor mundial de brócolis (Só em 2008 produziu 8.585.000 toneladas).

Podemos descrever o brócolis como sendo uma plana herbácea, bienal e perene. Suas folhas possuem limbo lobado na base e bordas onduladas e suas flores são imperfeitas, com formato semelhante à de um sino, todas reunidas em uma inflorescência do tipo capítulo. O tamanho dos botões florais é variável e possuem colorações encontradas do verde-escuro ao verde-arroxeado.  Tanto as folhas, as flores e os pedúnculos florais dos brócolis podem ser consumidos e destacam-se como sendo poderosas fontes de nutrientes. Quando colhidos, não deve ser demorado o seu consumo, pois os brócolis têm uma curta vida pós-colheita e várias alterações em seu sabor, aroma e coloração ocorrem.

Gostou? Veja esta outra receita saborosa

4 Tipos de Queijo na Panela e tenha um resultado surpreendente

Deixe uma resposta