Bistecca fiorentina: um jeito super especial de preparar a carne

Bistecca fiorentina: uma saborosa carne apreciada em toda a Itália

Bistecca Fiorentina é um dos pratos mais deliciosos e apreciados na Itália.

Esta bistecca feita ao modo de Firenze é obtida de um do corte do lombo de um novilho exclusivo da região .Bistecca alla Fiorentina é única não só pela carne da Toscana, mas também por sua preparação

. Usa-se um corte de carne que inclui o osso em forma de “T”. Na Toscana, prepara-se bife T-bone em um churrasco ou grelha.

Bistecca a Fiorentino

Como fazer a vera Bistecca Fiorentina?

O cozimento preciso é o segredo do sabor deste prato: a carne deve ter uma crosta vermelha por fora, enquanto é macia e suculenta por dentro. 

Para manter a crosta, a carne não deve ser virada com o auxílio de garfos ou qualquer outro utensílio de cozinha que apunhale a carne, eles penetrarão na carne e quebrarão a crosta que se forma para conter os sucos. 

Em vez disso, deve ser girado suavemente com uma pinça.

Os carvões devem estar muito  vivos, mal encobertos por uma fina camada de cinzas, sem chama. NÃO use outros instrumentos, como pratos, churrasqueiras a gás, churrasqueiras elétricas, churrasqueiras com pedra cozida, etc.

Ao iniciar, a carne não deve ter tempero. Isso é essencial para evitar o endurecimento. 

Ao colocar a carne pela primeira vez na grelha, a carne precisa estar próxima dos carvões, para formar uma crosta o mais rápido possível e reter os sucos. 

Após o primeiro minuto, levante a carne para um calor mais suave.  Vire o bife apenas uma vez, cozinhe por cerca de 3 a 5 minutos de cada lado, não mais. 

Finalmente, ele deve ser cozida “parada” na borda por 5 a 7 minutos, até que os vestígios de sangue desapareçam (o bife deve ser espesso o suficiente para se sustentar sozinho).

 bistecca fiorentina
bistecca fiorentina
  • não adicione qualquer tempero na carne ou na grelha . Não use suco de limão (alguns americanos fazem isso).
  • Salgue a carne apenas depois de cozida. Após o cozimento, a pimenta preta moída na hora e um pouco de azeite extra virgem são ótimos.
  • Deixe a carne atingir a temperatura ambiente antes de cozinhar. Nunca ponha quente na geladeira.
  • Antes de cortar a carne, é útil para deixá-la descansar em uma placa de madeira, coberta com um pano, isso  permite que os sucos se redistribuam para o interior.
  • Nunca coloque a Bistecca alla fiorentina no forno.

Tradicionalmente, este prato pode ser servido com feijão cannellini , azeite extra-virgem e até mesmo salada fresca. Considere emparelhar com uma garrafa de vinho Chianti!

Talvez você goste também destas sugestões:

Deixe uma resposta