Caldo verde diferente; um jeito novo de aquecer os dias frios

Caldo verde diferente

Caldo Verde Diferente é a nossa opção de hoje para se manter aquecido nesse período de Outono ou Inverno. Uma maneira bem saborosa e rápida de ficar mais aquecido é por meio da comida, porque vamos combinar, nada como um chá, uma sopa ou um caldo para espantar o frio e ainda saborear algo gostoso.

Tempo: 1h

Rendimento: 5 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes do Caldo Verde Diferente

  • 700g de mandioca cozida em pedaços (reserve a água do cozimento)
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola ralada
  • 3 gomos de linguiça calabresa fatiada
  • 1 maço de couve fatiada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo do Caldo Verde

Retire os filamentos da mandioca, despeje no liquidificador e bata, aos poucos, com a água do cozimento até obter um caldo homogêneo. Reserve.

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola e a calabresa por 3 minutos ou até dourar.

Junte o caldo de mandioca e cozinhe até levantar fervura. Adicione a couve e cozinhe por 5 minutos.

Tempere com sal, pimenta e sirva.

ORIGENS DO CALDO VERDE

caldo verde é uma sopa de couve-galega, típica da Região do Norte de Portugal continental, mas muito divulgada e com impacto em todo o país. Tem também impacto nos países povoados pelos portugueses, como o Brasil.[carece de fontes] É uma sopa medianamente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que a couve é cortada às tiras bastante finas.

Em setembro de 2011 foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Degustação

Devido à sua simplicidade e leveza, come-se no início de uma refeição principal ou numa ceia tardia. Para uma degustação genuína, o caldo verde serve-se sempre em tigelas ou malgas de barro, acompanhadas de broa de milho, de centeio ou broa de Avintes e junta-se, no caldo, várias rodelas de salpicão ou de chouriço de colorau, mas, de preferência, salpicão, que o tornam ainda mais delicioso. Segundo a receita original, deve ser sempre acompanhado por bom vinho verde tinto, também servido em malgas, que é um tipo de vinho altamente compatível com esta especialidade gastronómica.

Festejo

O Caldo Verde é atualmente celebrado em Irivo, freguesia do concelho de Penafiel. Este certame ocorre no terceiro fim de semana de julho. O Festival do Caldo Verde de Irivo, tem ganho uma tremenda percussão nos últimos anos. Promovido pela Junta de Freguesia de Irivo , em Portugal

QUE TAL MAIS ESTA RECEITA?

Bolinhos de Batata à Milanesa: fácil e delicioso

Deixe uma resposta