A Calle Arroyo tornou-se uma das mais desejadas de Buenos Aires e até foi batizada por Eduardo Mallea como o “cotovelo da aristocracia em Buenos Aires”. Nos anos 60 foi também a casa da lendária e badalada discoteca Mau Mau , uma das mais originais e exclusivas que a cidade já viu.
A rua já abrigou muitos edifícios importantes e históricos, como a Torre Mihanovich que hoje é o Sofitel Hotel (agora fechado), além de joias arquitetônicas do passado portenho. Calle Arroyo possui um estilo francês clássico e elegante que pode ser visto pelas belas mansões e residências .
As estradas em Buenos Aires formam uma grade em grande parte da cidade, no entanto, Calle Arroyo quebra o molde com sua natureza notavelmente curva. Esta é uma das muitas razões pelas quais tantas pessoas se apaixonam pelo charme desta rua única com o seu ar francês, bem como a sensação da rua ser mais exclusiva por ser tão curta, que se estende da Plaza Carlos Pellegrini ao Juncal e
A Calle Arroyo começa no cruzamento das ruas Juncal e Esmeralda até a Praça Carlos Pellegrini, sendo a Avenida Alvear sua continuação natural.
Abriga importantes edifícios e joias arquitetônicas do passado de Buenos Aires, palácios majestosos e residências de estilo francês. Entre eles destaca-se o Palácio Estrugamou construído em 1929 pelos arquitetos Sauze e Huguier2 em cujo pátio se encontra a réplica em bronze da Vitória de Samotrácia.
Outros edifícios importantes da Calle Arroyo são a Torre Mihanovich ou Torre Bencich no número 845 (antiga sede do Hotel Sofitel), a antiga residência Celedonio Pereda (ou Palácio Pereda), atual embaixada do Brasil, devido ao arquiteto Louis Martin e concluída pelo belga Jules Sleeper (1846-1924); e o edifício residencial no cruzamento com a Rua Libertad, projetado por Eduardo Le Monnier.
Abrigava a famosa boate Mau-Mau, o centro da vida noturna de Buenos Aires na década de 1960.
Na esquina da Calle Arroyo e Suipacha ficava a Embaixada de Israel, destruída por um ataque em 17 de março de 1992.
Hoje é um centro nevrálgico para galerias de arte, casas de moda, embaixadas e atividades sociais. Três vezes por ano, são realizadas Gallery Nights, nas quais galerias e outros espaços de arte permanecem abertos das 18h00 às 21h00 para visitação do público.
VEJA TAMBÉM
Firenze: A capital da bela Toscana, cheia de História e Arte
Umbria – A Linda região onde fica Assis, cidade natal de São Francisco
O Facebook está me atrapalhando, censurando: inventa de vez enquanto verificar se sou o dono da conta, cobra código, novos documentos pra ver se sou eu! Depois 48hs para resultar análise! Estou chateado! Tentam fazer os esquerdistas perder contas… Desculpa colega…