CBN, que só “toca notícia”, um dia só tocou música: “Excelsior !!”

CBN, que só “toca notícia”, um dia só tocou música: “Excelsior !!”

CBN – a rádio que hoje só “toca notícia é a antiga Rádio Excelsior, que só tocava música…. Quem particularmente viveu a juventude naqueles anos 70, com toda certeza deve se lembrar de um locutor de rádio que insistia em “estragar” nossas gravações ao colocar a marca de sua emissora no meio das músicas. (Segue após o video abaixo com Antonio Celso)

Explico. Naquele tempo, os gravadores cassete acabavam de vivar febre. Todos tínhamos um. E muitos de nós, passávamos horas ouvindo as emissoras de rádio de então. Sempre à espreita por gravar os sucessos da música internacional ainda inéditas por aqui. Eram canções em sua maioria de artistas americanos ou ingleses que, eventualmente, ainda não tinham sido lançadas em disco (vinil) aqui no Brasil.

A questão é que, pelo menos aqui em SP, as duas grandes emissoras que disputavam a audiência dos jovens de então, esmeravam-se em provar que era uma delas a responsável por estar introduzindo o mais novo sucesso musical no País.

Eu e meus amigos ouvíamos a Excelsior, emissora que tinha no radialista Antonio Celso, seu mais querido apresentador. Vez ou outra, dávamos uma sapeada na Difusora…Mas o forte mesmo era a Excelsior.

Logo que Antonio Celso anunciava uma nova música, lá estávamos nós, dedos prontos pra disparar o “Rec/Play” do mini cassete para tentar capturar o novo sucesso internacional.

Mas aí é que estava o problema. Alguns segundos após iniciarmos nossas gravações “piratas”, lá vinha o Antonio Celso “carimbar” a canção com um sonoro e cheio de eco:: “EXCÉeeeLSIOR !!!”

Pra quem era perfeccionista, como nós, aquele era o momento de dar o STOP no minicassete e voltar a fita descartando a gravação.

O jeito era esperar uma nova oportunidade e torcer para que o Antonio Celso não viesse novamente com aquele vozeirão marcante chancelar a gravação que tentávamos fazer do mais novo sucesso da música Internacional.

Aldo Della Monica

CONHEÇA NO VIDEO ABAIXO, UM POUCO DA HISTÓRIA DA RÁDIO EXCELSIOR ATUAL CBN

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ANTONIO CELSO

Antonio Celso Cipolla nasceu em Jaú-SP, onde começou como locutor aos 16 anos.

Aos 18, entrou na Jovem Pan, passou pela Excelsior, Tupi, voltou para a Pan e para a Excelsior, criando “A Máquina do Som”.

Ficou na Excelsior de 1967 a 1980. A história da Excelsior (A Máquina do Som), começou em 1968 e durou até 1980. Nesse período, fez história como a grande Rádio do Rock dos anos 70, criando títulos para seus programas, como : Flashback, Rocktime, Cashbox, Superstar, Billboard e Peça Bis para…

Em 2008, Antonio Celso lançou “Excelsior – A Máquina do Som”, na Internet. Antonio Celso, autor do slogan Viaje com a Excelsior, a Máquina do Som.

Entre programas emblemáticos dessa fase, durante a década de 1970, estavam o Pediu, Tocou, Ganhou e o Peça Bis Para o Sucesso, que contavam com a participação de ouvintes via carta ou telefone.

O repertório baseado em sucessos do momento, nacionais e, majoritariamente, internacionais seria mantido até a metade de 1980, momento no qual Antônio Celso se desligou da emissora e ela passou a adotar uma nova programação.

Boa parte do repertório desta época pode ser conferido na série de LPs “Viaje com a Excelsior – A máquina do som” (editados entre 1974 e 1980 pela Som Livre).

VOCÊ QUE OUVIA ANTONIO CELSO NA EXCELSIOR, CERTAMENTE HÁ DE TER SIDO FÃ DISTO AQUI TAMBÉM ► VEJA

Como se faz uma Diva (Wandeca na Virada Cultural)

#rádioexcelsior #cbn #radioquetocanoticia #antoniocelso #músicapop #anos70 #radiodifusora

Deixe uma resposta