Comida típica Uruguaia – Pratos Típicos do Uruguai

comida tipica de uruguay

A comida típica uruguaia está entre as tradições mais associadas da cultura do País vizinho. Embora a cozinha contemporânea e de fusão esteja gradualmente posicionada entre os restaurantes do país, a comida típica do Uruguai prevalece na manutenção de rituais de séculos atrás, mantidos pelos moradores desde a época do gaúcho. O famoso assado, o chivito, os bolos fritos, o doce de leite e o infalível companheiro são alguns dos pratos típicos uruguaios que nenhum turista pode parar de experimentar.

Comida típica do Uruguai

As estancias turísticas e restaurantes rurais são os melhores lugares para experimentar as comidas típicas do Uruguai, que mantêm o vigor da culinária crioula da época colonial. Em qualquer cidade, você encontrará excelentes churrascos, onde poderá saborear as melhores carnes uruguaias, além de pizzarias e chiviterías, onde você pode pedir chivitos, empanadas, mozzarellas, milanesas e outros minutos clássicos.

A influência italiana está presente não apenas nas pizzas, mas também nas massas, disponíveis em praticamente qualquer menu, principalmente na hora do almoço. Na zona costeira, os peixes nativos, preparados de maneira simples e saborosa, são infalíveis, seguindo muitas tradições trazidas da Espanha. O mercado do porto de Montevidéu é o lugar perfeito para apreciar os sabores do mar e os assados mais famosos do país. Acompanhamos excelentes vinhos uruguaios, com a variedade Tannat como embaixadora absoluta em todo o mundo.

comidas tipicas de uruguay

E para uma experiência 100% uruguaia, nada melhor do que animar o companheiro na hora do lanche, acompanhado de bolos fritos (disponíveis nas bancas de ruas e parques) ou biscoitos (o sinônimo uruguaio de “contas” argentinas).

Pratos típicos do Uruguai

Assado: o Uruguai detém o recorde de maior assado do mundo, honrando uma tradição que vem da época dos gaúchos. Aproveitando a excepcional qualidade das carnes nacionais, os uruguaios não perdem a oportunidade de desfrutar de um bom churrasco em grupo, tanto em restaurantes quanto em casa.

Existem muitos cortes de carne grelhada que formam o que é chamado de “assado” (da própria tira do assado ao polvo, vazio ou caudas), acompanhados de alguns vegetais e achuras, como salsichas, moelas, chinchulinas e pudim preto.

Sem dúvida é um dos mais apreciados pratos típicos do Uruguai .

Chivito: Este sanduíche de carne de lombo e vários ingredientes (queijo, presunto, tomate, alface, azeitona, maionese) é originário do Uruguai e é servido em muitos restaurantes de fast food, geralmente acompanhados de batatas fritas. O chivito clássico é o “canadense”, embora o prato “chivito” também seja popular.

Platos típicos de Uruguay

Mate: Embora a infusão de erva mate seja uma tradição em toda a região do Rio da Prata, é no Uruguai onde atinge raízes maiores.

O companheiro uruguaio não é apenas um costume da gastronomia típica, mas um verdadeiro símbolo de toda a cultura do país.

No campo e na cidade, eles parecem uruguaios com sua garrafa térmica e se acasalam debaixo do braço, para levar sozinhos ou compartilhá-lo em rodadas de amigos.

Alguns bares típicos de Montevidéu incluem mate em seu menu.

Puchero: Ideal para os dias de inverno, este alimento popular para maconha, originalmente na dieta diária de famílias humildes, ganhou gradualmente lugar nos restaurantes mais populares.

São carne, frango e frango cozido na panela, acompanhados de batatas, legumes, batata doce, choclos e muitos outros vegetais.

Empanadas: a empanada crioula (carne) é o sabor clássico de uma variedade cada vez maior de sabores. Existem muitas casas empanadas onde você pode experimentar frios, queijo, peixe, frango, legumes e até doces, fritos e assados.

platos de la gastronomia uruguaya

OUTROS PRATOS TÍPICOS DO URUGUAI

Garrapiñada: Os estandes de garrapiñeros fazem parte da paisagem típica de Montevidéu. Este lanche popular consiste em amendoins preparados com uma pasta de açúcar e cacau, e também pode ser feito facilmente em casa.

Milanesa: frita, assada, com pão de alface e tomate ou napolitana (com molho de tomate, presunto e muzzarella), a milanesa de carne é uma das refeições típicas mais consumidas em todo o país.

Bolo frito também faz parte comida típica uruguaia e é uma das receitas mais simples e populares do país (massa de farinha e gordura da vacina, frita em gordura quente), tanto dentro como na capital. É tradicional “matar” as tardes chuvosas.

cocina uruguaya tipica

CARUSO UM NOME QUE REMETE À ITÁLIA

Molho Caruso: Embora seu nome nos transporta para a Itália, esse molho de creme e cogumelo duplo nasceu no Uruguai e é um dos acompanhamentos favoritos para massas.

A história conta que o molho foi improvisado pelo proprietário de um hotel em 1915, para entreter o tenor italiano Enrico Caruso

Corvina grelhada: De todos os peixes da região, a corvina é a mais apreciada pelos pescadores artesanais e chefs costeiros. É preparado na grelha, temperado com alho e salsa.

Dulce de leche: típico de muitos países da América do Sul, também no Uruguai, o dulce de leche está presente em inúmeras sobremesas, incluindo alfajores, sorvetes ou pudim de caramelo caseiro clássico.

Source

Deixe uma resposta