Como escolher verduras e legumes: 9 truques para não errar

Como escolher verduras e legumes: 9 truques para não errar

 Veja como escolher verduras e legumes para fazer uma boa compra no mercado!

Para quem está se aventurando na cozinha sozinho pela primeira vez, ou até mesmo para aqueles que já possuem alguma experiência, é muito comum na hora de escolher legumes e verduras que você acabe não sabendo qual é a melhor, se estão na maturação correta, se o tamanho tem alguma influência no sabor, entre outras diversas dúvidas.

Por isso, é fundamental que você se atente ao aspecto de cada alimento para escolher legumes verduras da melhor qualidade e fugir – nem que seja um pouco – dos agrotóxicos. Aliás, é bom saber que nem sempre as verduras e legumes mais bonitos da gôndola são os melhores de levar à mesa.

O ideal é consumir 5 porções de vegetais todos os dias. Para não enjoar, você pode variar em saladas, cozidos e até sucos. Quanto mais colorido ficar seu prato, maior o número de nutrientes ingeridos. O Guia da Cozinha trouxe algumas dicas de como escolher legumes e verduras corretamente e, para facilitar sua vida, trouxemos os alimentos mais comuns para não errar.

Tomate

escolher legumes e verduras© Guia da Cozinha escolher legumes e verduras

O fruto deve estar firme, com a pele lisa, sem rachaduras, buracos e amassados. Para que a entrada de bactérias e bichos seja evitada, opte por tomates que estejam com o talo. Toque os tomates levemente para ver se não estão moles demais e fique atento ao seu aroma suave.

Abobrinha

Escolha os legumes com casca firme e de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas ou qualquer tipo de lesões. As menores são mais jovens e saborosas. Seu peso deve ser leve embora esteja firme ao apalpar o legume.

Beterraba

Para fazer a melhor escolha de beterraba, prefira as de tamanhos médio e pequeno e que ainda contenham folhas: são mais saborosas e macias. As que têm um tamanho maior, depois de cozidas, podem vir a perder um pouco da cor.

Batata

Escolha os legumes com a casca lisa, de consistência firme e sem furos na superfície. Fuja das batata que estiverem com a aparência esverdeada, com brotos ou qualquer tipo de “machucado” profundo. Prefira as amarelas e lisas.

Pepino

escolher legumes e verduras© Guia da Cozinha escolher legumes e verduras

Escolha aqueles que estiverem mais firmes e com a casca brilhante. Os grandes demais já iniciaram o amadurecimento e são recomendados para cozidos e refogados. Já os pequenos são saborosos, mas murcham mais rápido. Se, ao apalpar o pepino você sentir suas sementes, isso significa que ele já passou do ponto.

Berinjela

Veja se a casca está lisa e se o legume está bem firme, com a pele brilhante e sem manchas. Fuja das que possuem aparências mais opacas e a buracos em sua superfície, pois podem ser pontos de entrada de insetos.

Cenoura

A coloração do legume deve ser laranja forte e precisa estar bem firme. Descarte as que estiverem murchas, amolecidas ou com a casca danificada. Se a cenoura estiver em um tamanho muito grande, isso pode significar que está mais durinha e, portanto, serão mais difíceis de preparar.

Brócolis

O legume deve apresentar buquês, flores, talos e folhas de cor verde escura e sem manchas. Também deve estar firme e com granulação fina. Botões já abertos com cor amarela ou branca indicam que o alimento está passado e durará menos e, também, pode estar com a presença de bolor. Fuja de talos moles e folhas mais murchas.

Cebola

escolher legumes e verduras© Guia da Cozinha escolher legumes e verduras

No caso da cebola, sua casca fita a deixa mais suscetível a machucados, danificando-a por dentro. Para escolher as melhores, opte pelas que estão mais firmes, com a casca mais escura, pois isso garante a sua conservação. Prefira as de tamanho médio.

The post Como escolher verduras e legumes: 9 truques para não errar appeared first on Guia da Cozinha.

Deixe uma resposta