Licor Caseiro: Receitas pra você fazer, em vários sabores

Licor Caseiro: como fazer

LICOR CASEIRO BÁSICO DE FRUTAS
Escolha qualquer fruta, lave bem, deixe secar e coloque no álcool para macerar, em um vidro muito bem fechado, por 15 dias. Após esta fase, coe e meça o preparado. Para cada medida da mistura, junte duas medidas de açúcar. Misture bem, filtre novamente e guarde em garrafas fechadas por no mínimo um mês antes de servir.

• LICOR DE ABACAXI COM HORTELÃ
INGREDIENTES:
– 1 litro de tequila;
– 1 abacaxi picado;
– 10 folhas de hortelã;
– 500g de açúcar;
– 250 ml de água.

PREPARO:
Ponha o abacaxi, a hortelã e a tequila em um vidro hermeticamente fechado e deixe macerar por 20 dias. Passado esse tempo, passe a mistura na peneira. Prepare o xarope, misturando a água com o açúcar e aquecendo até engrossar. Misture e filtre tudo. Engarrafe e deixe envelhecer por quatro meses antes de consumir.

• LICOR CASEIRO DE MORANGO ESPECIAL
INGREDIENTES: 
– 1 litro de destilado a base uvas (conhaque, armanhaque, pisco, bagaceira, etc);
– 3 kg de morangos maduros;
– 1 kg de açúcar (conforme o gosto pode-se usar até 1,5 kg de açúcar).

PREPARO:
Lave bem os morangos e ponha-os em uma vasilha fechada junto com o açúcar. Deixe a mistura ficar de um dia para o outro, mexendo de vez em quando. Leve ao fogo e deixe ferver. (não acrescente água.) Retire os morangos e coe. Depois que esfriar, junte o destilado. Engarrafe e deixe amadurecer por, no mínimo, um mês.

• LICOR DE LARANJA COM ESPECIARIAS
INGREDIENTES:
– 500ml de tequila ouro;
– 2 laranjas;
– 1 pau de canela;
– 1 pau de baunilha;
– 1 cravo-da-índia;
– 500g de açúcar;
– 1 litro de água.

PREPARO:
Ponha as laranjas (inteiras e bem lavadas), a canela, a baunilha e o cravo em um vidro hermeticamente fechado e deixe macerar por 10 dias. Depois desse período, coe e acrescente o açúcar dissolvido na água. Filtre tudo, engarrafe e deixe envelhecer por, no mínimo, seis meses antes de consumir.

• LICOR CASEIRO DE COCO
INGREDIENTES:
– 1 litro de cachaça ou rum;
– 1 coco fresco ralado;
– 6 gotas de essência de baunilha;
– 500g de açúcar;
– 250 ml de água.

PREPARO:
Ponha o coco e a cachaça (ou rum) em um vidro hermeticamente fechado e deixe macerar por 15 dias. Passado esse tempo, passe a mistura na peneira, espremendo o bagaço do coco. Prepare o xarope a quente, misturando a água e o açúcar e aquecendo até engrossar. Misture o xarope, o resultado da primeira filtragem e a baunilha. Filtre tudo. Engarrafe e deixe envelhecer por, no mínimo, dois meses antes de consumir. Sirva gelado.

• LICOR CASEIRO DE CEREJA
INGREDIENTES:
– 1 litro de vodca;
– 1 vidro de cerejas em calda;
– 1 garrafa de xarope de groselha;
– 3 paus de canela;

PREPARO:
Ponha tudo em um vidro hermeticamente fechado e deixe macerar por 30 dias. Passado esse tempo, bata no liquidificador e filtre a mistura. Engarrafe e deixe envelhecer por dois meses antes de consumir. Sirva gelado.
• LICOR CASEIRO DE AMÊNDOAS
INGREDIENTES:
– 1 litro de rum;
– 500g de amêndoas trituradas;
– 500 ml de água;
– 500g de açúcar.

PREPARO:
Coloque as amêndoas em maceração no álcool, em um vidro hermeticamente fechado, por 20 dias. Depois desse período, coe essa mistura em um pano grosso e reserve. Prepare um xarope a frio, misturando a água e o açúcar até a dissolução completa dos grãos. Misture o xarope à maceração e coe novamente. Engarrafe e deixe amadurecer por, no mínimo, seis meses antes do consumo.

• LICOR DE ERVAS FINAS
INGREDIENTES:
– 1 litro de cachaça ou rum;
– 8g de coentro;
– 2g de erva-doce;
– 2g de cravo-da-índia moído;
– 2 paus de canela;
– 2g de noz-moscada ralada;
– 1 litro de vinho branco seco;
– 400g de açúcar;
– 500 ml de água.

PREPARO:
Um Licor Caseiro diferente: ponha o coentro, a erva-doce, o cravo-da-índia, um pau de canela e a noz-moscada em um vidro com a cachaça ou rum. Feche hermeticamente o vidro e deixe macerar por 30 dias. Após esse período, junte à mistura o litro de vinho branco, feche novamente muito bem o recipiente e deixe por mais 10 dias. Prepare, então, o xarope, misturando a água, o açúcar e o outro pau de canela aquecendo essa mistura até obter uma calda firme, mas não muito queimada. Depois que a calda esfriar, junte-a a primeira mistura. Filtre e engarrafe. Deixe amadurecer por, no mínimo, quatro meses antes de consumir.

• LICOR DE HORTELÃ
INGREDIENTES:
– ½ litro de vodca;
– 50g de folhas de hortelã secas;
– 340g de açúcar;
– 170 ml de água.

PREPARO:
Ponha a hortelã em um vidro com a vodca. Feche hermeticamente o vidro e deixe macerar por 40 dias. Prepare, então, o xarope, misturando a água e o açúcar a frio. Filtre a mistura de vodca com hortelã e depois adicione o xarope. Filtre novamente e engarrafe. Deixe amadurecer por, no mínimo, cinco meses antes de consumir.

• LICOR DE CHOCOLATE
INGREDIENTES: 
– 1 xícara de vodca;
– 40g de chocolate meio amargo;
– 1 xícara de açúcar;
– 2 xícaras de água;
– 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha.

PREPARO:
Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Em uma panela, coloque o açúcar e a água e leve a fogo médio, mexendo por vinte minutos depois que ferver. Despeje lentamente essa calda sobre o chocolate previamente derretido e mexa até obter uma mistura homogênea. Espere esfriar, junte a essência de baunilha e a vodca e bata tudo no liquidificador. Engarrafe e conserve em geladeira. É recomendável agitar o licor caseiro, antes de servir.

OBS.: Esse licor não necessita de envelhecimento e deve ser servido gelado.

• LICOR DE CHOCOLATE BRANCO COM NOZES
INGREDIENTES: 
– 1 lata de leite condensado;
– a mesma lata de açúcar;
– a mesma lata de água;
– a mesma lata de uísque;
– 1 colher (de sopa) de rum;
– 1 colher (de sopa) de nozes picadas;
– 6 colheres (de sopa) de chocolate branco em barra picado.

PREPARO:
Leve ao fogo brando o açúcar, a água e o chocolate, até se tornar uma mistura homogênea. Deixe esfriar e junte os demais ingredientes, batendo tudo no liquidificador. Engarrafe e conserve em geladeira. É recomendável agitar antes de servir. 

OBS.: Esse licor não necessita de envelhecimento e deve ser servido gelado.

• LICOR DE CAFÉ
INGREDIENTES: 
– 40g de café torrado em pó (fresco);
– 1 litro de conhaque;
– 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha;
– 500 ml de água;
– 800 g de açúcar.

 PREPARO:
Ponha o café e a baunilha em um vidro com o conhaque. Feche hermeticamente o vidro e deixe macerar por 10 dias. Ao final desse prazo, filtre essa mistura em um pano de algodão. Prepare, então, o xarope misturando a água e o açúcar e aquecendo essa mistura até obter uma calda firme, mas não muito queimada. Depois que a calda esfriar, junte-a a primeira mistura. Filtre e engarrafe. Deixe amadurecer por, no mínimo, três meses antes de consumir.

MAS O QUE É UM LICOR

Por conceito, “licor” é uma bebida alcoólica obtida pela mistura de álcool ou aguardente com a adição de açúcar ou mel e a incorporação de princípios aromáticos retirados de cascas, flores, raízes, sementes, ervas ou suco de frutas.

Pode ser facilmente produzido de forma artesanal, em casa, na chácara ou no sítio, a partir dos produtos naturais da flora campestre ou daquela produção do pomar ou da horta.

Elaborar licores constitui uma técnica e, ao mesmo tempo, uma refinada arte que vai desde as particularidades e do sabor, até os requintes da beleza estética conferida pelo bom gosto de decoração dos frascos e dos rótulos.

O esmero do processo de produção e a conquista de preferência dos apreciadores pode ensejar o crescimento do “negócio” e constituir o surgimento de uma pequena agroindústria com o objetivo de gerar renda para reforçar o orçamento doméstico e até mesmo um promissor empreendimento rural.

A publicação deste trabalho constitui, portanto, uma importante contribuição para ampliar o leque de alternativas de atividades econômicas para a família rural.

QUAL ÁLCOOL DEVO USAR

O álcool mais recomendado para a produção de licores é o de cereais. “ A qualidade do licor está na dependência direta da qualidade do álcool utilizado”. Embora, na pratica, o tipo mais utilizado seja a pinga comercial.

TÉCNICA PARA DIMINUIR  A GRADUAÇÃO DO ÁLCOOL

Normalmente o álcool de cereais é 96º GL. Então, para transformar em álcool 40º GL e utilizar na produção de licores, deve-se acrescentar para cada litro (1.000ml) de álcool, 1,4  l (1.400ml) de água destilada ou filtrada.

Aprenda a preparar o drinque Negroni Albariza

Deixe uma resposta