Como fazer o Guacamole Mexicano Autêntico ? Fácil e Delicioso.

Uma das Guacamole: uma receita autêntica

guacamole mexicano autêntico é uma receita em que não parece haver consenso.  Tal como acontece com a tortilla espanhola, o guacamole é uma versão básica na qual, dependendo das regiões, famílias, etc., existem muitas versões. 

Parece que a maior discrepância está no uso do tomate, dividindo os “guacamoleros” em dois grupos: o “pro” e o “contra”.

guacamole mexicano autêntico
Guacamole mexicano autêntico

Nossos colegas do Direct to the palate Mexico nos disseram que o tomate torna a mistura mais aquosa e que muitos optam por ficar sem ela por razões de consistência. O tomate não é o ingrediente principal e não deve sombrear o abacate, mas é um ingrediente básico. Eles também nos “surpreenderam” como fazem o guacamole mexicano autêntico, do jeito que muitos mexicanos fazem.

Ingredientes

Para 4 pessoas

  • 2 Abacate maduro
  • 1 Tomate pequeno
  • 100 g de cebola
  • 1 Jalapeño Chili (opcional) (pode ser uma pimenta dedo de moça)
  • 20 folhas de Coentro fresco (apenas folhas)
  • 1 Limãp

Como fazer guacamole mexicano autêntico

Dificuldade: Fácil

  • Tempo total15 m
  • Elaboração15 m

Pique a cebola em brunoise fino. Fazemos o mesmo com a pimenta jalapeño, no caso de optar por incorporá-la ao nosso guacamole . Escaldar o tomate, ou seja, mergulhá-lo em água fervente por 20 a 30 segundos e esfriar em água gelada para cortar o cozimento . Descasque, corte ao meio, retire as sementes e pique a polpa em cubos pequenos.

Lave o coentro e separe as folhas dos caules. Este último descartamos e ficamos apenas com as folhas . Nós os cortamos finamente com uma faca afiada, deslizando a borda sobre o coentro para que o corte fique limpo e não esmagemos o produto. Corte o limão ao meio e esprema o suco de uma das metades, reservando a outra metade para outra elaboração.

E para finalizar nosso guacamole mexicano autêntico, cortamos os abacates ao meio – , com muito cuidado para não nos cortar e removemos os caroços . 

Retire a polpa, coloque-a em uma tigela grande e esmague-a com um garfo. 

Agora, adicione os ingredientes acima: cebola, pimenta, tomate, coentro e suco de meio limão. Tempere a gosto e sirva com nachos ou tortilhas .

guacamole mexicano autêntico
Guacamole mexicano autêntico

E para acompanhar o guacamole mexicano autêntico ?

A maneira mais popular de comer guacamole mexicano autêntico é acompanhada de alguns nachos ou tortilhas e uma cerveja muito fresca. É um lanche ou prato fabuloso, como dizem nossos amigos mexicanos, para complementar uma refeição informal ou um lanche entre amigos com base em receitas mexicanas, como quesadillas , burritos , etc.

Um truque para preservar o guacamole caseiro sem formar aquela desagradável “ferrugem”, é adicionar o suco de meio limão fresco, mexer bem para misturar todos os ingredientes e guardar na geladeira em uma tigela.

Acho que você também vai gostar desta dica deliciosa abaixo:

https://gastronomia.aldous.com.br/polenta-frita-crocante/
Polenta Frita Crocante com Queijo: Deliciosa e Fácil de Fazer

Deixe uma resposta