Creedence ClearWater: OUÇA MAIS DE 70 MÚSICAS

Creedence ClearWater: 100 canções do Grupo e a História desta banda californiana de grande sucesso nos anos 70

The playlist identified with the request's playlistId parameter cannot be found.

Creedence Clearwater Revival foi uma banda de roots rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.

Os amigos de escola John Fogerty, Doug Clifford e Stu Cook trabalharam juntos em 1959 sob o nome de The Blue Velvets, com Tom Fogerty como vocalista. Eles lançaram três singles.

Max Weiss, um dos co-proprietários da Fantasy inicialmente denominou o grupo como The Visions, mas quando foram lançados os compactos, em novembro de 1964, Weiss renomeou-os então como The Golliwogs, em referência a uma boneca de nome similar. 

Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, “Credence Newball”, com ‘Clearwater’ tirado de um comercial de TV da Olympia Beer e Revival, simbolizando a reunião entre os membros após o retorno de John Fogerty e Doug Clifford que então cumpriam convocação para o serviço militar. Ao nome de Credence, adicionaram um outro “e” para lembrar creed (crença, credo).[1] Eles quase se estabeleceram com o nome “Creedence Nuball” e “The Ruby” em um estágio. Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreiaCreedence Clearwater Revival.

Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina, rendendo mais de 26 milhões de discos vendidos apenas nos EUA. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito em sua carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame[2].

Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da formação original.

QUE SABER MAIS ? CLIQUE AQUI ► https://pt.wikipedia.org/wiki/Creedence_Clearwater_Revival

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DISTO

Roy Orbison: o bom e velho emotivo de sempre

Deixe uma resposta