Culinária da América do Sul: quem conhece, se apaixona 😋❤

CULINÁRIA SUL-AMERICANA: UM PEQUENO GUIA PARA SE APAIXONAR POR ELA

Culinária sul-americana: um pequeno guia para se apaixonar por ela

Culinária da América do Sul não chega a ser exatamente o termo correto.

Isso porque, cada região de cada um dos países da sul america existe uma infinidade de pratos e variações, cada qual com as características locais.

Cada um dos países da America do sul, possue suas características marcantes e diferentes Historias que acabaram influenciando totalmente sua culinária.

Vamos conferir um resumo das principais especialidades da culinária de seis países da America do Sul. 

Cozinha Argentina

Foto: © Don Juan

cozinha argentina é, como de resto em todo o continente, muito muito influenciada pela imigração italiana e espanhola. 

Da Itália, por exemplo, eles herdaram os Talharines , que são originários do Piemonte Tajarin, enquanto o uso de carne assada faz parte da tradição ibérica. 

Ao norte estão Mandioca e Papaira, enquanto para comida de rua encontramos Empanadas e Tamales .


Os restaurantes argentinos mais famosos no exterior, sem dúvida são aqueles que oferecem a requintada carne argentina.

empanada culinária sulamericana
Empanada

Foto: © Pampa

As Empanadas também começam a ser tornar conhecidas em outros países. Se assemelham a um pastel, mas normalmene assadas e recheados com carne e outras iguarias.

São encontradas também em versões fritas, mas, sem dúvida as mais gostosas são aquelas assadas. 

Cozinha Boliviana

Certamente menos renomada que outras cozinhas da América do Sul , a Bolívia esconde muitas iguarias. 

Neste tipo de cozinha, encontramos batatas, peixes e até lhama. Entre os muitos ingredientes utilizados , a quinoa , com a qual também são feitas sopas no país. 

Cunape
Cunape

Uma das comidas de rua mais populares é a  Salteña , um pacote semelhante à empanada argentina e espanhola que é servido com carne e tomate no interior. 

Outro capricho é chamado Cunapè , uma pequena bola de pão de queijo macio dentro com uma base de tapioca.

Cozinha Chilena

Locos culinaria da america do sul
Locos

A culinária chilena ainda não é conhecida, como merece. Talvez seja uma das menos conhecidas da culinária sul-americana . 

Como no Peru, há o Pisco Sour, uma bebida feita de Pisco – licor local – limão e xarope de açúcar. Além do pisco, os chilenos são famosos por seus vinhos de origem francesa, que assumem novos sabores com as condições climáticas do país. 

Aqui também a churrasqueira é muito usada: em eventos ao ar livre, você come chopiran , uma salsicha do tipo chouriço no pão. 

Entre as especialidades de frutos do mar, o gigante Capesane, os chamados Locos , e o Paila , que não é a paella valenciana, mas uma sopa cheia de frutos do mar. 

Se você gosta de sopas, não perca a Cazuela, feito com abóbora, frango, milho e batatas. 

Cozinha do Equador

Cuy cozinha sulamericana

O Equador é um dos menores países da América do Sul, mas, apesar disso seus território com diferentes climas.

Por isso mesmo, produz variados produtos típicos propiciando diferentes tipos de cozinha.

A Culinária Equatoriana sofreu influências espanholas, indígenas e até mesmo chinesa. 

Nas áreas montanhosas, abundam carnes e grelhados, enquanto muitos peixes são comidos nas costas e nas ilhas. 

O que você sempre encontrará em Equador é arroz e milho, mandioca  e plátano. 

Os pratos típicos incluem Cordero , uma especialidade à base de cordeiro, Cuy Chactao (foto), uma espécie de cobaia assada e Locro , uma sopa feita com milho, abacate e queijo. 

Entre os pratos mais hardcore, é Yahualocro,  sopa feita de sangue de cordeiro e batatas. 

Como no Peru, aqui também você encontrará ceviche , especialmente nas áreas marítimas, junto com o Bollo Pescado , uma especialidade cozida com cominho, anchiote, pimentão e tomate, servido em uma folha de bananeira.

Cozinha Peruana

A Culinária peruana tornou-se culinária sul-americana mais popular nos últimos anos.

ceviche
ceviche

Peru é uma surpresa gastronômica contínua e, ao longo dos anos, deu origem a grandes chefs como Gaston Acurio , Diego Muñoz e Virgilio Martinez . Chefs da culinária da America do Sul famosos pelo mundo todo.

Os pratos típicos peruanos são realmente numerosos e em cada um você pode sentir as diferentes influências estrangeiras – japonesa, italiana e chinesa. 

Nas cozinhas das famílias peruanas, abundam batatas, milho (com mais de 30 variedades diferentes), camote (batata americana), plátano, anchiote e quinoa. 

O símbolo da culinária peruana é sem dúvida o cevicche feito com peixe, aji, limão e cebola vermelha. Um especialidade da cozinha sulamericana

lomo saltado culinária da america do sul
Lomo Saltado

Outro pais que honra cozinha sulamericana.

O Peru também é famoso por Lomo saltado (foto),  Pollo a la Brasa (frango assado) e pratos à base de quinoa (pratos geralmente considerados ruins), como sopas e saladas. 

Em um restaurante peruano, provavelmente você também encontrará Tiradito, peixe cortado em fatias finas com milho, espetos de coração e carne de alpaca assada se viajar para os Andes. 

Os pratos de batata, como o Papa à Huancaina e ocopa , batata com queijo e molho de leite, também são deliciosos.

Os restaurantes peruanos estão começando a ser muito encontrato em outros países, inclusive na Europa. E em alguns casos, são de muito bom padrão.

Cozinha Venezuelana

tequenos cozinha sulamericana
Tequenos

cozinha venezuelana também é muito variada. Sua tradição na culinária sulamericana é uma mistura de influências indígenas e européias, italianas, espanholas e portuguesas, sobretudo.

 Aqui também encontramos alguns produtos típicos compartilhados por outros países da América do Sul : feijão, banana, batata, carne, milho, mas também abóbora e abobrinha. 

A comida típica da rua é o Arepe , pão com farinha de milho, que pode ser recheado a gosto, geralmente com frios e queijos. 

Da Itália, os venezuelanos receberam bem a polenta, que aqui se chama Funche , e também aqui, como em outros países da América do Sul, também encontramos a Empanada .

Prato de Natal o Hallaca , preparado com farinha de milho e recheado com carne, amêndoas e azeitonas, coberto com folhas de bananeira

. Outra comida de rua é a Cachapa , uma espécie de omelete que esquenta com queijo parecido com mussarela no interior. 

Um dos pratos simbólicos é chamado Pabellon , um ensopado com feijão e arroz frito de banana. Nos partidos venezuelanos estão sempre presentes Tequenos (foto), com queso branco.

SIM… FALTOU O BRASIL..Para a Culinária do nosso País já estamos preparando uma matéria com classificação por Estado Brasileiro. Nossa culinária Merece. Aguardem !

POR ENQUANTO, VEJA SE VOCÊ GOSTA DISTO:

Deixe uma resposta