CULINÁRIA SUL-AMERICANA: UM PEQUENO GUIA PARA SE APAIXONAR POR ELA

Culinária da América do Sul não chega a ser exatamente o termo correto.
Isso porque, cada região de cada um dos países da sul america existe uma infinidade de pratos e variações, cada qual com as características locais.
Cada um dos países da America do sul, possue suas características marcantes e diferentes Historias que acabaram influenciando totalmente sua culinária.
Vamos conferir um resumo das principais especialidades da culinária de seis países da America do Sul.
Cozinha Argentina

Foto: © Don Juan
A cozinha argentina é, como de resto em todo o continente, muito muito influenciada pela imigração italiana e espanhola.
Da Itália, por exemplo, eles herdaram os Talharines , que são originários do Piemonte Tajarin, enquanto o uso de carne assada faz parte da tradição ibérica.
Ao norte estão Mandioca e Papaira, enquanto para comida de rua encontramos Empanadas e Tamales .
Os restaurantes argentinos mais famosos no exterior, sem dúvida são aqueles que oferecem a requintada carne argentina.

Foto: © Pampa
As Empanadas também começam a ser tornar conhecidas em outros países. Se assemelham a um pastel, mas normalmene assadas e recheados com carne e outras iguarias.
São encontradas também em versões fritas, mas, sem dúvida as mais gostosas são aquelas assadas.
Cozinha Boliviana
Certamente menos renomada que outras cozinhas da América do Sul , a Bolívia esconde muitas iguarias.
Neste tipo de cozinha, encontramos batatas, peixes e até lhama. Entre os muitos ingredientes utilizados , a quinoa , com a qual também são feitas sopas no país.

Uma das comidas de rua mais populares é a Salteña , um pacote semelhante à empanada argentina e espanhola que é servido com carne e tomate no interior.
Outro capricho é chamado Cunapè , uma pequena bola de pão de queijo macio dentro com uma base de tapioca.
Cozinha Chilena

A culinária chilena ainda não é conhecida, como merece. Talvez seja uma das menos conhecidas da culinária sul-americana .
Como no Peru, há o Pisco Sour, uma bebida feita de Pisco – licor local – limão e xarope de açúcar. Além do pisco, os chilenos são famosos por seus vinhos de origem francesa, que assumem novos sabores com as condições climáticas do país.
Aqui também a churrasqueira é muito usada: em eventos ao ar livre, você come chopiran , uma salsicha do tipo chouriço no pão.
Entre as especialidades de frutos do mar, o gigante Capesane, os chamados Locos , e o Paila , que não é a paella valenciana, mas uma sopa cheia de frutos do mar.
Se você gosta de sopas, não perca a Cazuela, feito com abóbora, frango, milho e batatas.
Cozinha do Equador

O Equador é um dos menores países da América do Sul, mas, apesar disso seus território com diferentes climas.
Por isso mesmo, produz variados produtos típicos propiciando diferentes tipos de cozinha.
A Culinária Equatoriana sofreu influências espanholas, indígenas e até mesmo chinesa.
Nas áreas montanhosas, abundam carnes e grelhados, enquanto muitos peixes são comidos nas costas e nas ilhas.
O que você sempre encontrará em Equador é arroz e milho, mandioca e plátano.
Os pratos típicos incluem Cordero , uma especialidade à base de cordeiro, Cuy Chactao (foto), uma espécie de cobaia assada e Locro , uma sopa feita com milho, abacate e queijo.
Entre os pratos mais hardcore, é Yahualocro, sopa feita de sangue de cordeiro e batatas.
Como no Peru, aqui também você encontrará ceviche , especialmente nas áreas marítimas, junto com o Bollo Pescado , uma especialidade cozida com cominho, anchiote, pimentão e tomate, servido em uma folha de bananeira.
Cozinha Peruana
A Culinária peruana tornou-se culinária sul-americana mais popular nos últimos anos.

O Peru é uma surpresa gastronômica contínua e, ao longo dos anos, deu origem a grandes chefs como Gaston Acurio , Diego Muñoz e Virgilio Martinez . Chefs da culinária da America do Sul famosos pelo mundo todo.
Os pratos típicos peruanos são realmente numerosos e em cada um você pode sentir as diferentes influências estrangeiras – japonesa, italiana e chinesa.
Nas cozinhas das famílias peruanas, abundam batatas, milho (com mais de 30 variedades diferentes), camote (batata americana), plátano, anchiote e quinoa.
O símbolo da culinária peruana é sem dúvida o cevicche feito com peixe, aji, limão e cebola vermelha. Um especialidade da cozinha sulamericana

Outro pais que honra cozinha sulamericana.
O Peru também é famoso por Lomo saltado (foto), Pollo a la Brasa (frango assado) e pratos à base de quinoa (pratos geralmente considerados ruins), como sopas e saladas.
Em um restaurante peruano, provavelmente você também encontrará Tiradito, peixe cortado em fatias finas com milho, espetos de coração e carne de alpaca assada se viajar para os Andes.
Os pratos de batata, como o Papa à Huancaina e ocopa , batata com queijo e molho de leite, também são deliciosos.
Os restaurantes peruanos estão começando a ser muito encontrato em outros países, inclusive na Europa. E em alguns casos, são de muito bom padrão.
Cozinha Venezuelana

A cozinha venezuelana também é muito variada. Sua tradição na culinária sulamericana é uma mistura de influências indígenas e européias, italianas, espanholas e portuguesas, sobretudo.
Aqui também encontramos alguns produtos típicos compartilhados por outros países da América do Sul : feijão, banana, batata, carne, milho, mas também abóbora e abobrinha.
A comida típica da rua é o Arepe , pão com farinha de milho, que pode ser recheado a gosto, geralmente com frios e queijos.
Da Itália, os venezuelanos receberam bem a polenta, que aqui se chama Funche , e também aqui, como em outros países da América do Sul, também encontramos a Empanada .
Prato de Natal o Hallaca , preparado com farinha de milho e recheado com carne, amêndoas e azeitonas, coberto com folhas de bananeira
. Outra comida de rua é a Cachapa , uma espécie de omelete que esquenta com queijo parecido com mussarela no interior.
Um dos pratos simbólicos é chamado Pabellon , um ensopado com feijão e arroz frito de banana. Nos partidos venezuelanos estão sempre presentes Tequenos (foto), com queso branco.