Delícias de uma Tasca | As deliciosas comidinhas de Lisboa

Delícias de uma Tasca. Você conhece ? Bem, primeiro é preciso saber o que é tasca, não é mesmo?

Mas, afinal, o que é uma tasca?! A forma de servir comida é uma característica de cada cultura. É o caso da cantina italiana, do bistro francês e da tasca portuguesa. Em comum, esses locais típicos têm ambiente, cheiro, visão, e sons próprios.

Tasca, cá pra nós brasileiros, seria um “buteco”….E suas delícias seriam similares às nossas “comidas de buteco”

A tasca portuguesa é um pequeno e barulhento (no melhor sentido do termo) restaurante que serve comida local, farta e a bom preço. Não há um único bairro de Lisboa que se passe sem ver pelo menos uma. Alí se vão encontrar as delícias de uma tasca.

O barulho de pratos, copos e talheres se mistura a conversas paralelas cheias de sotaque. Na tasca, é muito comum você ver, numa montra (vitrine) logo à porta , o que vai comer.

O ambiente é agitado e efervescente. Diga-lá, onde-se mais você iria ouvir expressões como “dai-me um fino (outro jeito de chamar imperial)” e “uma bica, se faz favor (um cafézinho)!”?

Na tasca portuguesa, você pode ter uma refeição acompanhada de uma taça de vinho da casa, sobremesa e café no final, pagando em média, 10€ por pessoa. Em muitos casos, é possível compartilhar o prato. Informe-se com o o pessoal da casa. Aqui, eles são muito sinceros em relação a quantidade de comida.

Pratos típicos da culinária portuguesa estarão presentes na ementa: bitoque (foto), pataniscas de bacalhau com arroz de tomate,  alheira (uma espécie de linguiça), secretos de porco preto, arroz de pato, creme de marisco, choco frito (foto). Enfim, há muitas opções. Como entrada, muitas oferecem croquetes, pasteis de bacalhau (nosso bolinho), pães e azeitonas.

Ah! Uma última coisa! Na hora da sobremesa, entregue-se a um leite creme (foto) arroz doce, farófias (foto), baba de camelo, tarte de amêndoa ou outra delícia típica e tradicional!

(ATENÇÃO: CLICANDO SOBRE O NOME DO PRATO, VOCÊ TERÁ ACESSO ÀS RECEITAS ORIGINAIS)

Top 10 Petiscos de Tasca Portugueses

1. Choco Frito – Especialidade de Setúbal e só existe em certas partes do pais, mas bem feito e bem temperado, é absolutamente divino e se tem na ementa sou bem capaz de arriscar só na esperança de estar bem feito!


2. Pataniscas de Bacalhau – Estas e os pastéis de bacalhau estão bem no meu topo, apenas acho que as pataniscas tendem a ser maiores e ter mais bacalhau enquanto que por vezes os pasteis de bacalhau são puré de batata com sabor a bacalhau, de qualquer forma são deliciosas assim sozinhas ou dentro de pão

3. Bifana – De porco ou o seu primo o prego no pão (carme de vaca), são sempre uma sandes simples mas deliciosa e não venham com… “mas é só um bife no pão”, primeiro existem diversas variações da receita depois carne bem temperada ligeiramente batida num pão bem feito isso sim é uma bifana, muito mais que pão com bife e sim com boa mostarda amarela portuguesa!

4. Pasteis de Bacalhau – Falando do diabo, quem não adora um belo pastel de bacalhau, bem feito e bem rico pode muito bem subir para o primeiro lugar, mas vamos deixar aqui porque a maioria das vezes é só um delicioso e fofo puré de batata frito com sabor a bacalhau, o que é delicioso… mas podia ser muito muito mais!

5. Assadura – Um prato de aproveitamento, mas não deixa de ser um prato fantástico e temperar porco assim sempre dá outra dimensão que o porco muitas vezes precisa para ficar mesmo delicioso, podes comer assim mesmo como petisco ou com arroz ou pão para uma refeição.

6. Alheiras Fritas – Quem não adora uma bela alheira frita, eu sei que é um pouco uma bomba de calorias e não deve fazer lá muito bem á saúde (dai que a receita leva salada, hehehehe), mas é tão bom… tão tão tão bom, é daquelas comidas que quando estás deprimido ou o dia não está a correr bem e precisas de um pouco de comida de conforto… uma alheira frita nunca falha, crocante por fora e cremosa por dentro… ai já estou com vontade de ir fritar uma .

7. Moelas – Caso não saibam moelas são o órgão que as galinhas usam para amassar a comida, como tal tende a ser uma carne um pouco dura, mas se for bem temperada e deixada a cozinhar por umas horas a carne fica super tenra e ficam deliciosas, vale a pena experimentar!

8. Rissóis de Frango – Ou de camarão ou carne, são todos deliciosos até quando o recheio é fraco não deixa de ser sempre um frito crocante o que é sempre bom!

9. Pica-Pau – Similar a assadura, é um prato de aproveitamento de carne de porco, neste caso juntando pickles, é delicioso mas normalmente entre pica-pau e assadura eu vou mais pela assadura

10. Caracóis e Caracoletas Cozidos – Quando chegamos a época dos caracóis, temos sempre de comer uns quantos, se fosse possível ter o ano inteiro acho que seriam como tremoços nas tascas hehehe.

FONTE: IGUARIA.COM

E JÁ QUE VOCÊ GOSTOU DO ASSUNTO, QUE TAL LER ESTA MATÉRIA TAMBÉM ?

 

TAGS:ARROZ DE TOMATE, BACALHAU, BITOQUE, COZINHA PORTUGUESA, CROQUETES, LEITE CREME, PASTEIS DE BACALHAU, PATANISCAS, TASCA

Deixe uma resposta