Frutas e Verduras | Como higienizar corretamente

Frutas e Verduras | Como higienizar corretamente

Há formas corretas de higienização das frutas e verduras para que o processo seja mais eficiente e você garanta a saúde sua e da sua família. 

A nutricionista Amanda Cruz explica que a contaminação dos alimentos naturais pode acontecer de várias formas, desde o cultivo até o transporte e armazenamento.

Os industrializados, geralmente, correm riscos quando não são armazenados na temperatura correta ou têm as suas embalagens violadas.

A boa notícia é que com um pouco de atenção na hora da higienização e conservação daquilo que comemos, é possível fugir de problemas de saúde.

Confira algumas dicas para fazer isso de um jeito simples e eficaz!

Frutas e verduras: vinagre ou água sanitária?

Amanda explica que o ideal é deixar as frutas e hortaliças 15 minutos de molho em uma solução de água com água sanitária.

O vinagre, muito utilizado na higienização de frutas e verduras, na verdade só remove insetos e terra, mas as bactérias continuam por ali.

Já água sanitária reduz significativamente a sua presença. Mas, atenção: água sanitária que pode ser utilizada na comida traz essa informação na embalagem, OK?

A nutricionista recomenda que para cada litro de água, uma colher de sopa do produto químico já resolve.

Depois, enxague as verduras e frutas (uma a uma) em água corrente para retirar o restante da sujeira. Depois, é só saborear!

Atenção com alimentos industrializados

Alimentos industrializados passam por controle de qualidade nas fábricas, o que torna a contaminação menos provável não requerendo portando higienização rigorosa.

Mas é na hora de comprar e guardar que devemos ter cuidado.

Amanda explica que, no mercado, as embalagens não podem estar violadas e a temperatura de armazenamento precisa ser compatível com a necessidade do produto.

Em casa, alguns procedimentos bem simples mantêm a comida limpa.

Para as que precisam de refrigeração após abertas, o ideal é transferir o conteúdo para um pote com tampa e então guardar na geladeira.

Para os que voltam ao armário, basta fechar bem o pacote, ressalta a nutricionista.

Fontes: Nutricionista Amanda Cruz, CRN-8 9088

BONUS PRA VOCÊ QUE CHEGOU ATÉ AQUI

https://gastronomia.aldous.com.br/delicia-de-abacaxi-como-fazer-de-maneira-facil-e-saboroso/
Delicia de Abacaxi: Como fazer de maneira fácil. É saboroso

Deixe uma resposta