Macarrão, Brócolis e Alho. Uma boa ideia para uma receita rápida

Macarrão, Brócolis e Alho: para aproveitar o que sobrou na geladeira

Macarrão, Brócolis e Alho, certamente uma opção deliciosa e nutritiva para aqueles dias em que a gente pensa que não “tem nada” na dispensa ou na geladeira.

Com um maço de brócolis à mão, ninguém vai perceber

Esta massa é muitoprática de fazer e, sobretudo,.muiito saborosa.

Macarrão, brócolis e alho é muito nutritivo, além de ser muito simples de fazer.

INGREDIENTES PARA O MACARRÃO COM BRÓCOLIS E ALHO

  • 1 maço de brócolis
  • 4 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro)
  • 5 dentes de alho
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

RECEITA RÁPIDA

  1. Leve ao fogo alto uma panela grande com água para ferver. Corte e descarte a base grossa dos talos do brócolis. Corte o maço em floretes pequenos, do tamanho de um bocado. Com o descascador de legumes, raspe a fibra externa dos talos mais grossos. Corte os talos e as folhas em pedaços de 5 cm, transfira para uma peneira e lave bem sob água corrente. 
  2. Quando a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e mergulhe os floretes, talos e folhas de brócolis. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos.
  3. Com uma escumadeira transfira tudo para uma peneira, passe sob água corrente e deixe escorrer bem a água – essa técnica chama-se branquear e deixa o brócolis crocante e com a cor vibrante. Caso vá congelar a verdura, o ideal é dar um choque térmico para cessar o cozimento: basta transferir da panela para uma tigela com água e gelo. 
  4. Coloque o macarrão para cozinhar na mesma água do brócolis pelo tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, descasque e pique fino os dentes de alho. 
  5. Numa frigideira grande, coloque os dentes de alho picados, o azeite e leve ao fogo médio. Refogue por apenas 2 minutos – não deixe queimar, ele fica bem amargo. Junte o brócolis, tempere com sal e de pimenta-do-reino e refogue por mais 3 minutos. 
  6. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão. Junte ao brócolis refogado, misture bem e adicione a água do cozimento aos poucos para envolver o macarrão com o molho. Sirva a seguir com a farofa de pão e parmesão.

PARA A FAROFA DE PÃO E PARMESÃO

INGREDIENTES

  • 1 pão francês amanhecido
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Quebre o pão em pedacinhos. Coloque a manteiga numa frigideira e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte o pão, o parmesão e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até a farofa ficar dourada e crocante.

Quer outras dicas para aproveitar o Brócolis ?

Conheça melhor o Brócolis

Os brócolis (português brasileiro) ou brócolos (português europeu) (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolhocouve-de-bruxelascouve-nabo entre outras.

As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis. O cruzamento dos brócolos ou brócolis com o kai lan asiático gera o brocollini, que possui talos comestíveis.

Originários da Europa, também são usados em medicina graças ao seu elevado teor de cálcio que é – dependendo da variedade e da forma de preparo em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, este vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.[carece de fontes]

De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolos ou brócolis e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata se forem consumidas pelo menos três porções diárias desses vegetais. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.[carece de fontes]

Há algumas evidências preliminares que o consumo regular de brotos desta planta poderiam erradicar Helicobacter pylori.[1]

Os brócolis ou brócolos são utilizados no preparo de saladas, podendo também ser utilizados em pratos como folhados e massas. Assim como a couve-flor, também podem ser cozidos no vapor, o que ajuda a manter seus componentes nutricionais.

QUE TAL AS SUGESTÕES ABAIXO ? VEJA


Deixe uma resposta