Macarrão com Grão de Bico | Receita Deliciosa da Mamma

Macarrão com grão de bico

A receita do Macarrão com grão de bico é famosa na Italia de norte a sul, mas, com algumas variaçoes. Essa receita é da minha sogra que é do sul da Italia.

INGREDIENTES DO MACARRAO COM GRAO DE BICO
Macarrao tipo ditalino
grao de bico
alho
cebola
tomate
pimenta calabresa
sal e azeite de oliva extravirgem

grão-de-bico, também chamado de gravançoervançoervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala ou grão-de-pato, é uma leguminosa da família das fabáceas,[1] muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.

Tal como o chícharo e o feijão, o seu cultivo é muito difundido para consumo humano, consumindo-se geralmente cozido, ou após moagem fina, em preparados a partir da sua farinha.

Trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 e 50 centímetros de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram 2 ou 3 grãos, no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena “espora”. A sua periodicidade é anual.

O grão-de-bico é uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínassais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o bom funcionamento dos intestinos.

O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.[3]

Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. Cada 100 gramas de grão contém 6 gramas de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.

ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.

Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Contém uma generosa quantidade de cálcioferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo. É indispensável numa dieta alimentar equilibrada. O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.[4]


https://aldous.com.br/quiche-de-abobrinha-delicia-a-base-de-vegetal/
Quiche de Abobrinha: Delícia à base de vegetal

Deixe uma resposta