Moedor de Pimenta: como escolher o melhor para sua cozinha

O moedor de pimenta conserva o sabor fresco e o aroma dos grãos. Por isso, é o item perfeito para preparar alimentos ricos em sabor! Além de permitir a moagem rápida e a qualquer hora, o moedor de pimenta garante também o armazenamento correto dos grãos, o que contribui para a manutenção de todos os atributos dessa especiaria. Por isso, é um item indispensável na cozinha.

Como Escolher o Melhor Moedor de Pimenta

Um bom moedor de pimentas é o aliado perfeito na hora de dar mais sabor aos seus pratos! Como é um item muito usado, ele deve ser prático, feito em material nobre e no tamanho certo para você. O funcionamento preciso das lâminas e ajustes de moagem são facilidades que mudam completamente a experiência de uso do moedor, assim como, a praticidade de limpeza! Veja mais detalhes a seguir.

Escolha o Tipo de Moedor pela Usabilidade e Design

Existem 4 tipos de moedores de pimenta: por torção, por alavanca, por manivela ou a pilha. Ou seja, eles se diferenciam pela forma de acionar a lâmina que irá moer os grãos, o que muda também o design do produto e a facilidade de uso. A seguir, conheça mais sobre cada tipo de moedor e escolha o seu preferido!

Por Torção: É o Mais Tradicional, mas Não é Tão Fácil de Usar

Por Torção: É o Mais Tradicional, mas Não é Tão Fácil de Usar

Quando o tema é moedor de pimenta, provavelmente você se lembra desse modelo que é manuseado com as duas mãos. O funcionamento é simples, basta segurar o corpo do moedor com uma mão e girar a parte de cima dele com a outra.Esse é o tipo mais popular de moedor de pimenta, inventado no século 19. Mas atenção, pode ser um pouco difícil manuseá-lo se suas mãos estiverem oleosas. Por isso, esse modelo é mais adequado para levar à mesa do que para cozinhar.


ESCOLHA O MELHOR MODELO DE MOEDOR PIMENTA DO REINO


Por Alavanca: para Moer Usando Apenas uma Mão

Por Alavanca: para Moer Usando Apenas uma Mão

Os moedores de pimenta com alavancas podem ser usados com uma mão só, o que facilita o trabalho na cozinha, especialmente durante o preparo. O design é mais arrojado e até mesmo divertido. Por isso, é um item muito interessante para levar à mesa ou para complementar a decoração da cozinha.Contudo, para manusear esse modelo de moedor é preciso um pouco mais de força na mão, o que pode ser cansativo se você precisar moer grandes quantidades de pimenta.

Por Manivela: Menos Esforço na Hora da Moagem

Por Manivela: Menos Esforço na Hora da Moagem

Parecidos com os moedores de café, com os modelos de moagem por manivela você precisará fazer bem menos força na hora de temperar seus alimentos. Por isso, eles são eficientes para moer até os grãos mais grossos sem dificuldade!Todavia, como a manivela ocupa um espaço a mais, pode ser difícil guardar esse tipo e moedor ao lado de outros potes de condimentos na sua cozinha. Por isso, antes de decidir por um desses, pense em onde irá guardá-lo.

A Pilha: o Mais Prático, Funciona com um Clique

A Pilha: o Mais Prático, Funciona com um Clique

Prático e fácil de usar, o moedor de pimenta a pilha é perfeito para quem gosta de tecnologia e não quer fazer muito esforço para apimentar a refeição. O moedor automático faz todo o trabalho! Esse modelo funciona com o clique de um botão, porém, tenha atenção à qualidade do aparelho do moedor, se for muito frágil pode quebrar com facilidade.Desconfie de preços muito baixos, os melhores modelos de moedores a pilha são mais caros que os modelos mecânicos!

Nos Moedores por Torção, Escolha Modelos com 12 cm ou Mais

Nos Moedores por Torção, Escolha Modelos com 12 cm ou Mais

É fundamental que você consiga manusear com tranquilidade o moedor de pimenta, por isso, um modelo muito pequeno pode não ser o mais indicado. Escolha um tamanho que se ajuste as suas mãos. Em geral, modelos de no mínimo com 12 cm de altura, já oferecem uma melhor ergonomia ao pegar! Use esse valor como referência.Mas fique atento! Nos moedores por torção, quanto maior o moedor, maior será sua capacidade de armazenamento de grãos. O problema é que a pimenta perde o aroma e o sabor com o passar do tempo. Por isso, se você usa pouca pimenta em seus preparos pode ser uma má ideia comprar um moedor com espaço muito grande.Se mesmo usando pouca pimenta você preferir um modelo grande, use-o com inteligência e coloque somente a quantidade de grãos para 1 a 3 meses, armazene os demais em um local arejado e escuro.

Se Usar Bastante, Acompanhe Visualmente o Nível de Pimenta

Se Usar Bastante, Acompanhe Visualmente o Nível de Pimenta

Algumas pessoas preferem os moedores clássicos de madeira ou plástico colorido, mas somente os recipientes transparentes, de vidro ou acrílico, permitem que você visualize com facilidade a quantidade de pimenta que ainda resta!Para quem usa bastante, acompanhar com a quantidade de pimenta no moedor é uma vantagem. Mesmo que você não queira um modelo todo transparente, há opções bastante elegantes com vom apenas um visor transparente, assim você conseguirá acompanhar e repor com tranquilidade o seu tempero favorito!

Prefira Lâminas de Cerâmica

Prefira Lâminas de Cerâmica

Os materiais mais comuns utilizados nas lâminas dos moedores de pimenta são o aço inox, aço carbono, ferro fundido e cerâmica. Todos são seguros e resistentes para moer os grãos, todavia as lâminas de cerâmica se destacam por seus atributos!As lâminas de cerâmica são leves, não enferrujam, mantêm o corte afiado por muito mais tempo, não escurecem e não esquentam com o uso. Por isso, não impactam no sabor e aroma da pimenta. Que ótimo, não é mesmo? Então, prefira as lâminas de cerâmica!

Ajustes de Moagem são Importantes para Temperar Diferentes Pratos

Ajustes de Moagem são Importantes para Temperar Diferentes Pratos

No preparo de diferentes pratos, a textura do tempero com pimenta é um diferencial a parte. Algumas receitas precisam de grãos maiores, em outras a pimenta precisa ser moída até ficar bem fininha! Se você gosta de cozinhar e valoriza a experiência com os seus pratos, prefira os moedores de pimenta com ajustes de moagem, pois essa versatilidade irá garantir o sucesso das suas receitas!

Modelos Desmontáveis São Mais Fáceis de Lavar

Modelos Desmontáveis São Mais Fáceis de Lavar

O moedor do tipo torção é muito simples, dessa forma, em geral, é fácil abrir e separar suas peças para limpeza. Todavia, alguns modelos não podem ser desmontados com tanta facilidade, especialmente o moedor de pimenta a pilha, que possui partes elétricas, nesses casos realize a limpeza com um pano seco e uma escova!Cuidar da limpeza do moedor de pimenta é importante. Modelos feitos em acrílico e vidro podem ser molhados e limpos com materiais de limpeza, já os de madeira e bambu precisam ser limpos com um pano umedecido.

Deixe uma resposta