Johnny Cash – O Inconfundível Homem de Preto

“Hello, my name is Johnny Cash” – Marca Registrada nas aberturas de shows do Homem de Preto

Johnny Cash, (Kingsland26 de fevereiro de 1932 — Nashville12 de setembro de 2003) foi um cantorcompositorescritordiretor e atornorte-americano, conhecido por seus fãs como “Homem de Preto”.

É considerado um dos músicos mais influentes do século XX e também considerado o “rei da música country” e um ícone desse gênero.

Em uma carreira que durou quase cinco décadas, ele foi para muitas pessoas a personificação do country.

Sua voz sepulcral e o distintivo som “boom chicka boom” de sua banda de apoio “Tennessee Two” são algumas de suas “marcas registradas”.

Biografia de Johnny Cash

Juventude

Cash nasceu no estado do Arkansas, filho de um fazendeiro pobre.

Sua família mudou-se pouco depois para uma fazenda em Dyess, no mesmo estado. Com cinco anos de idade, Cash começou a trabalhar em um campo de algodão, cantando com sua família enquanto cultivavam.

Ele era muito próximo a Jack, seu irmão mais velho, e um acidente ocorrido em 1944 o afetaria pelo resto de sua vida. Jack foi puxado por uma serra de madeira no moinho em que trabalhava, sendo quase partido ao meio.

Jack ainda sofreria uma semana antes de morrer. Cash sempre falou da enorme culpa que sentia pelo incidente porque tinha saído para pescar nesse dia.

Em seu leito de morte, o jovem teve visões do céu e de anjos, e quase sessenta anos depois do acontecido Cash ainda falava esperar encontrar Jack no paraíso.

MUITA MÚSICA GOSPEL NA INFÂNCIA

Suas memórias de infância eram dominadas pela música gospel. Cash começou a tocar violão e a compor ainda jovem. Ele passou a ser chamado de “John” depois de entrar para a Força Aérea Americana (que recusava iniciais como nome).

Antes disso ele era conhecido apenas como J. R. ou Johnny. Enquanto servia na Alemanha, Cash compôs uma de suas músicas mais famosas, “Folsom Prison Blues”.

Depois de ser dispensado, Cash casou-se com Vivian Liberto em 1954, com quem teria 4 filhas, mudou-se para MemphisTennessee, onde vendia ferramentas e estudava para ser locutor de rádio.

Durante a noite, Cash tocava com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant, enquanto criava coragem para visitar os estúdios da Sun Records para tentar conseguir um contrato.

Um produtor da Sun, Cowboy Jack Clement, foi quem tratou com o jovem cantor da primeira vez, e sugeriu que Cash voltasse e conversasse com Sam Phillips.

Depois de fazer um teste, cantando na maioria músicas gospel, Phillips disse à Cash para “voltar para casa e pecar, e depois voltar com uma música que eu possa vender”.

Cash conseqüentemente convenceria Clement e Phillips com suas canções frenéticas, e as gravações de “Hey Porter” e “Cry Cry Cry” (lançadas em 1955) tornou-se um dos destaques nas paradas de sucesso do Rock.

No início da década seguinte, ele se divorcia de Vivian Liberto.

johnny cash e june carter
johnny cash e june carter

A gravação seguinte de Cash, “Folsom Prison Blues”, entrou para o Top 5 do country e “I Walk the Line” conseguiu a primeira colocação na mesma parada de sucesso.

Em 1957, Johnny Cash tornou-se o primeiro artista da Sun Records a lançar um álbum completo.

Embora fosse o cantor mais prolífico e mais lucrativo da gravadora na época, Cash começou a se sentir limitado por seu contrato. Elvis Presley já havia deixado o selo, e Phillips estava focando sua atenção em promover Jerry Lee Lewis.

No ano seguinte, Cash saiu da Sun e acertou com a Columbia Records depois de uma lucrativa proposta. Ali, seu compacto “Don’t Take Your Guns to Town” tornou-se um de seus maiores sucessos.

CONTINUE LENDO AQUI ► https://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Cash

Deixe uma resposta