Pão de azeitona e alecrim: delicia típica portuguesa 🇵🇹

  • Pão de Azeitona é nossa sugestão de um pão de massa delicada e recheio marcante, uma ótima opção para torradas ou até uma bruschetta. Ideal para aquele lanchinho ou uma bebidinha de happy hour

Ingredientes

  • Número de doses: 615 gr fermento fresco (ou 5 gr do seco instantâneo)
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 xícara de água morna
  • 3 e 1/4 xicara de farinha de trigo (de preferência para pães)
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/3 xícara de azeitonas pretas picadas
  • Alecrim a gosto

Preparação

  • Coloque o fermento numa tigela grande com o azeite, o açúcar e a água e misture. Deixe descansar por 10-15 minutos, até que espume (se não espumar nada, comece de novo com um fermento mais fresco).
  • Após o período do primeiro descanso, junte a farinha e o sal e misture com as mãos até formar uma massa. Sove numa bancada por 10 minutos ou até firme, suave e elástica. Essa parte é muito importante, sove bem para que o pão fique mais macio quando assado.
  • Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela. Se o dia estiver muito quente e seco (como aqui em Brasília) cubra a massa com um pano de prato úmido.
  • Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora e 40 minutos, ou até que a massa tenha o dobro de tamanho e quando pressionar ligeiramente o dedo, o mesmo deve deixar uma marca na massa.
  • Após o segundo período de descanso, retire o ar da massa e divida em duas partes. Abra um pouco com o rolo formando 2 retângulos com cada pedaço da massa, distribua a azeitona e o alecrim entre os pedaços de massa e amasse novamente.
  • A massa ficará bem úmida, mas não se preocupe, continue amassando e ela voltará ao normal. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha. Modele os pães e coloque-os em uma assadeira.
  • Pré-aqueça o forno a 220ºC. Faça um corte no sentido do comprimento em cada pão. Deixe descansar por mais 15 minutos e pincele com um pouco de azeite.
  • Asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até que os pães estejam crescidos, dourados e soem ocos quando se bater os nós dos dedos na parte de baixo deles.
  • Deixe esfriar ligeiramente em uma grade antes de servir. Eles se mantém macios por dias se enrolados frouxamente em um pano de prato e mantidos em local fresco, sem sol direto.

Alecrim: é bom pra saúde !

Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.

O seu nome científico é Rosmarinus officinalis e pode ser comprada em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

O Alecrim pode ser usado para:

1. Melhorar o sistema nervoso

O alecrim melhora o sistema nervoso e trás benefícios como melhorar a memória, a concentração e o raciocínio, e ajudar a prevenir e tratar problemas como depressão e ansiedade.

Essa erva ajuda inclusive a reduzir a perda de memória que ocorre naturalmente em idosos, podendo ser usada também na forma de aromaterapia para este fim.

Embora tenha vários benefícios para o sistema nervoso, o alecrim não deve ser utilizado por quem sofre com epilepsia, já que alguns estudos indicam que pode estimular o desenvolvimento de crises epiléticas.

2. Melhorar a digestão

O alecrim melhora a digestão e tem propriedades que reduzem a produção de gases e que aliviam problemas como azia, diarreia e constipação.

Além disso, por também ter propriedades antibacterianas, o alecrim também ajuda no tratamento da gastrite causada pela bactéria H. pylori.

3. Atuar como antioxidante

O alecrim é rico em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele.

Além disso, os antioxidantes também previnem alterações maléficas nas células, como as que desencadeiam problemas como câncer.

4. Aliviar o estresse e a ansiedade

O alecrim é usado na aromaterapia para reduzir o estresse e a ansiedade juntamente com o óleo de lavanda, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade. Veja como fazer aromaterapia para ansiedade.

5. Aliviar dores de artrite

O alecrim possui propriedade anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar dores de problemas como artrite, dor de cabeça, gota, dor de dente e problemas na pele.

Como usar o Alecrim

As partes usadas do alecrim são suas folhas, que podem ser usadas para temperar os alimentos e as flores para fazer chá e banhos.

Alecrim sabor especial e bom pra saúde
  • Chá de alecrim: colocar 5 g de folhas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 3 xícaras por dia, após as refeições;
  • Tintura de alecrim: colocar 10 g de folhas de alecrim secas, ou 20 g de folhas de alecrim frescas, num frasco de vidro com 30 ml de álcool de cereais e 70 ml de água. Tampar e colocar num local escuro e seco por 8 a 15 dias, mexendo diariamente o frasco. Depois desse tempo, pode-se tomar a tintura diluindo 1 colher de chá em 1 copo de água, até 3 vezes ao dia;
  • Banho de alecrim: colocar 50 g de Alecrim em 1 litro de água fervente, tampar, deixar repousar por 30 minutos e coar. Depois utilizar esta água durante o banho;
  • Óleo essencial de alecrim: o óleo pode ser usado em tratamentos de aromaterapia, massagens ou banho com alecrim.

VEJA TAMBÉM

https://aldous.com.br/caldo-verde-diferente/
Caldo verde diferente; um jeito novo de aquecer os dias frios

QUE TAL DAR UMA OLHADINHAS NESTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES ?

#pãodeazeitona #happyhour #tiragosto #culináriaportuguesa

Deixe uma resposta