Receita de Torta de Ricota Pugliese

Adoro ricota de todas as formas. Com torradas e bruschettas, assim mesmo pura ou temperada como patê, em tortas doces ou salgadas ou como recheio de massas, fritti e doces. Ela combina super bem com vários outros ingredientes, como espinafre ou legumes no caso de salgados ou frutas secas no caso de doces, e deixa todos os pratos leves e frescos, uma delícia.

Aqui na Itália as ricotas são super cremosas, e além da feita com leite de vaca, que é a mais usada no Brasil, as ricotas de ovelha e de cabra também são bem comuns e ainda mais saborosas do que a de vaca. Nas lojas de queijos as opções são muitas, e é realmente difícil escolher entre opções tão tentadoras.

Para minha sorte, a culinária italiana usa muita ricota, tanto em receitas doces como salgadas. Padarias, fornos, restaurantes, pizzarias e wine bars oferecem produtos deliciosos feitos com elas, e eu agradeço. Além disso estou sempre experimentado novas receitas aqui em casa, já que o Flávio divide comigo esta paixão por ricota.

E em se tratando de doces, existem muitas receitas maravilhosas de torta de ricota, e vou passar para vocês as que mais gosto. Vou começar pela Torta de Ricota Pugliese (da região da Puglia), também chamada de Pizza di Ricotta, que além de deliciosa é super prática e rápida de fazer já que não precisa fazer a massa da torta e depois o recheio, apenas uma massa única feita na batedeira. É uma torta bem molhadinha, e fica ainda mais gostosa depois de uns 2 dias na geladeira (isso se você conseguir resistir à tentação por tanto tempo…).

A receita original não leva uva passa, esta é uma adaptação minha já que acho que combina muito bem, mas você pode fazer conforme sua preferência. Aliás esta é uma das coisas mais bacanas que estou aprendendo no meu curso de Chef, é não ficar preso a uma receita, e sim entender os ingredientes e os procedimentos e então criar seu próprio prato, com o que você acha que faz sentido. Bacana né? Então você pode ou não colocar raspas de limão ou lemoncello, ou substituí-los por raspas de laranja ou ainda por gotas de chocolate… ache sua inspiração e aproveite!

___

Se você gostou, assine nosso canal YouTube acima e não esqueça de enviar seu comentário. Grazie!

Face: https://www.facebook.com/receitaitalianaroma
Pinterest: https://www.pinterest.com/receitaitaliana/
Instagram: https://instagram.com/receitaitaliana/

Ingredientes

– 500g de Ricota
– 3 ovos
– 125g de Açúcar
– 1 colher de sopa de Baunilha
– 1 Limão Siciliano – apenas a casca ralada (ou Limão Taiti)
– 1/2 xícara de café de Limoncello
– 1/4 xícara de chá de Uva Passa branca

Modo de preparo

– Forre uma assadeira redonda de aproximadamente 22cm de diâmetro e 6 cm de altura, ou similar, com papel manteiga (ou unte com azeite).
– Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar.
– Acrescente aos poucos a ricota sem o soro.
– Acrescente o limoncello, a baunilha e a casca de limão ralada, tomando cuidado para não ralar a parte branca apenas a casca. Bata mais um pouco.
– Acrescente a uva passa e misture com uma colher (fora da batedeira).
– Coloque a mistura na assadeira forrada e leve ao forno a 190º até cozinhar, aproximadamente 45 minutos.
– Espere esfriar antes de desenformar.

Nota

O Limoncello é um licor feito com limão siciliano. Se você não encontrar ou não gostar, não tem problema, faça a receita sem Limoncello mesmo.

Deixe uma resposta