Sabores de Roma: Deliciosas Entradas e Petiscos Romanos

Sabores de Roma são parte importante da Culinária italiana. De tão apreciada e vasta que é a cozinha italiana jamais faltará assunto. Mas, você conhece os aspectos regionais da comida na Itália.

Os pratos típicos de Roma podem ser uma maneira excelente de fazer uma incursão na cultura local.

Você vai sair daqui, não somente conhecendo os monumentos mais famosos como o Coliseu, a Praça Navona ou a Fontana di Trevi, mas voltará para casa com ótimas recordações da culinária romana.

A comida típica de Roma geralmente é muito simples, mas saborosa e com ingredientes genuínos (quando não exóticos!) marcados pela sazonalidade.

Os italianos, em geral, apreciam muito comer o “produto da temporada”, e os pratos típicos de Roma também seguem esse modo de viver e comer local.

Por isso, ao organizar uma viagem a Roma, aproveite também para sair daqui como expert da gastronomia local.

Os principais sabores da culinária romana

Alcachofra: protagonista indiscutível da gastronomia local

A alcachofra faz um enorme sucesso na gastronomia romana.

alcachofra
Alcachofra

Na primavera elas abundam e nas feiras, supermercados, verdureiros e nas plantações, vemos alcachofras  para tudo quanto é lado. Claro que com a globalização e a exportação, a gente acaba achando alcachofras “gringas” fora da estação local, mas a maioria dos feirantes não compra essa idéia.

Na temporada, as barracas das feiras ficam cheias de mini alcachofras (carciofini) e alcachofras grandes (carciofi), e muitos restaurantes até as colocam na porta como decoração.

Alcachora
Alcachofra

Entradas fritas: Obrigatório nos Sabores de Roma

Dentre os pratos típicos de Roma, podemos dizer que no cardápio de quase todos os restaurantes romanos tem a lista dos fritti, ou seja, entradinhas fritas. Seria mais ou menos o equivalente dos nossos salgadinhos no Brasil.

As entradas fritas mais típicas da culinária romana são:

O delicioso supplì

O rei das friturinhas, resumindo muito simplesmente, o supplì é um croquete de arroz frito. Ele é feito com risotto de tomate, recheado com muçarela e empanado na farinha de rosca. O clássico romano é o supplì al telefono (suppli ao telefone).

O que quer dizer? Que quando você morde, a muçarela derrete e estica, como se fosse um fio de telefone. Na sua simplicidade, é uma das coisas mais deliciosas da culinária local.

Suppli al telefono
sabores de Roma
Supplì al telefono

Fiore di zucca ou Fiore di zucchine

Aqui na Itália, é hábito tentar não jogar nada da verdura fora, então também aproveitamos a flor da abobrinha.

Então o fiore di zucca é a flor de abóbora ou abobrinha (geralmente de abobrinha) recheada com queijo, com um pedacinho de anchova dentro e também frita em uma “tempura” bem mais sólida e consistente do que a tempura japonesa.

Fiore di zucca

Olive Ascolane ou sucesso dos Sabores de Roma

As olive ascolane são iguarias “importadas” de outra região da Itália (Marche), mas fazem muito sucesso em Roma.

São azeitonas verdes bem carnudas, temperadas, recheadas com carne moída (uma mistura de carne de boi, porco e frango), passadas na farinha de rosca e fritas.

Olive Ascolane

Filetto di Baccalà

Um pedaço bem carnudo de filé de bacalhau passado em uma “tempura” um pouco mais sólida e consistente do que a tempura japonesa.

Em Roma existe uma lanchonete meio “pé-sujo” especializada em Filetto di baccalà, conhecida pelos romanos como Er Filettaro, e fica bem pertinho do Campo de’ Fiori.

Sabores de roma Filetto di Baccalá
Filetto di Baccalà

Croccheta di patate

Um clássico da culinária napolitana, mas muito servido em Roma. Croquete feito com purê de batata bem rico (com leite, manteiga, queijo parmesão, etc.) e às vezes no meio recheado com queijo provolone.

Sabores de toma Croccheta di patate
Croccheta di patate

Bruschetta

A bruschetta (pronúncia: brus-que-ta) é uma fatia de pão levemente torrado (a fatia fica torrada por fora e macia por dentro).

As mais comuns são com alho e óleo (aglio e olio), com tomate (bruschetta al pomodoro) e com patê de azeitonas (bruschetta con patè di olive).

Bruschetta
Bruschetta

APRENDA A FAZER ESTES DOIS TIPOS DE BRUSCHETTA

https://aldous.com.br/bruschetta-de-berinjela-grelhada-2/
Bruschetta de Berinjela Grelhada: um segredinho da nonna calabresa
https://aldous.com.br/bruschetta-caprese-ao-molho-pesto/
Bruschetta de Berinjela Grelhada: um segredinho da nonna calabresa

Deixe uma resposta