Talharim ao Molho de Cogumelos igual à Cantina

Que tal fugir das filas de restaurantes e fazer essa delícia em casa? Você pode se deliciar com este prato igualzinho aqueles que você experimenta nas melhores cantinas italianas

INGREDIENTES:
– 1 colher de sopa de azeite
– ½ xícara de cebola picada
– 1 xícara de cogumelos cortados
– 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
– 200g de cream cheese
– 200g de creme de leite
– 200g de talharim cozido
– salsa a gosto
– sal a gosto

Talharim (do italiano Tagliolini) é um tipo de massa alimentícia com a forma de finas tiras. [1] Há variações no nome, que incluem “tagliolini” ou “tajarin” (no dialeto do Piemonte, que é a “pátria” desta massa e aparentemente a palavra mais próxima do nome em português), e representam o tipo mais fino das massas do grupo tagliatelle, as pastas em tiras. [2]

Esta massa é de cozedura muito rápida e, por absorver rapidamente os líquidos, normalmente é servida com um molho simples, por vezes, apenas manteiga, ou o molho de linguiça o com cogumelo.

Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Possuem corpo frutífero composto por uma base. Estes organismos fazem reprodução sexuada pela junção de hifas. São seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.

A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtém alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, atuando como saprófagos, conhecidos popularmente como decompositores. Todos os fungos, sem exceção, são heterótrofos por absorção. A nutrição ocorre por quebra de enzimas complexas do fungo, para ajudar na absorção de nutrientes necessários para sua atividade metabólica. Eles obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos. No caso do cogumelo, ele é decompositor, pois geralmente decompõe árvores e troncos.

Deixe uma resposta